domingo, 30 de outubro de 2011

ARRAIS - O QUE É?

Um arrais é um profissional da marinha mercante encarregue do governo de uma pequena embarcação de pesca.
No Brasil, um arrais amador é um desportista náutico habilitado a conduzir embarcações de recreio nos limites da navegação interior.



Funções
As funções de um arrais são semelhantes às de um mestre de uma embarcação, apenas com as limitações inerentes a só estar certificado para exercer o governo de pequenas embarcações de pesca local ou costeira. No âmbito das suas funções, compete a um arrais coordenar e controlar a tripulação da sua embarcação na execução das tarefas relativas à manipulação do pescado para conservação e estiva.
O acesso às categorias de arrais é permitido aos marinheiros e pescadores, depois de obtida experiência de embarque e depois da frequência de um curso de promoção a arrais. A sua formação é realizada no FOR-MAR (Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar) ou em outros centros de formação marítima.

FONTE: wikipedia

Para navegar ou alugar uma embarcação, inclusive um jet ski, a Marinha do Brasil exige que a pessoa esteja devidamente habilitada. Na categoria de Arrais Amador você estará apto a conduzir embarcações de esporte e recreio em águas interiores, como lagos, lagoas, rios, canais e praias.

A habilitação de Arrais Amador é válida em todo o território nacional e não precisa ser renovada durante os próximos 10 anos.
PRÉ REQUISITOS: 18 anos completos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário