domingo, 16 de janeiro de 2011

PESCA DE FUNDO EM PESQUEIRO

Quando chegamos a um pesqueiro montamos umas 6 varas e nossa experiência nos mostrou que a maioria dos peixes que capturamos foi com a pesca de fundo, pelo menos uma das varas é montada na bóia com a isca meia água ou superfície e poucas vezes obtivemos ações.

A montagem do equipamento é fácil e pode variar a ordem, vou explicar as duas maneiras que montamos.



1º Com a linha passada na vara colocamos a chumbada (algumas pessoas preferem não amarrá-la ficando solta na linha  e ao puxar a isca, o peixe não sentirá essa resistência pois a linha será puxada por dentro da chumbada e vc conseguirá fisgar o peixe mais facilmente) e amarramos o girador, depois colocamos na outra ponta do girador um chicote/encastoado pode ser feito de várias maneiras. Eu prefiro usar um girador, linha mono 0,50mm e o anzol direto na linha. Porém alguns pescadores usam um cabo de aço para a confecção do chicote. A segurança em não se perder o peixe com o cabo de aço é bem maior, mas com o anzol direto na linha o peixe ataca bem mais.
2º Com a linha passada na vara colocamos o girador ou grampo, depois o chicote/encastoado (linha ou aço)  com um ou dois anzóis e no final a chumbada amarrada.

O fato é que essa diferença vale para as tilápias, pois quando um redondo (pacu ou tamba) vê a isca, ele vem correndo leva a sua isca e continua correndo, se bobear leva até a vara, ele não quer nem saber se a chumbada está amarrada, se chicote é de aço ou linha, ele quer mesmo é comer. 


Um comentário: