segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VARAS DE PESCA

Varas para molinetes
Os passadores são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não possuem gatilho.

Varas para carretilhas
Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.




Leitura da vara
Tipos de Varas:

-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve
Linha até 6 libras (2,3kg)
-LIGHT (L) – Leve
Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)
-MEDIUM (M) – Média
Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)
-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada
Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)
-HEAVY (H) – Pesada
Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)
-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada
Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações
As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas ckassificações vem impressas nas próprias varas.
COMPRIMENTO
É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.
PESOS DE ARREMESSOAs varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).

CAPACIDADE DE PESO E RESISTENCIA DA LINHA

Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).

Ação da vara (Action)
Esse conceito diz respeito à velocidade de recuperação dos blanks, ou, o período de tempo que levam para voltar à posição normal depois de vergados nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.
Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com bóias cevadeiras por exemplo é um caso desses.
Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.
Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.

Fonte: Pesca e turismo - Fishingtur

Nenhum comentário:

Postar um comentário