sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BÓIAS



Quando vamos nas lojas de pesca podemos encontrar inúmeros tipos, tamanhos e cores de bóias, elas são muito úteis pois servem para mostrar se tem peixe atacando a isca e também para manter a isca em uma certa profundidade.

Confira alguns tipos:


Bóia cevadeira tem um compartimento que é preenchido com ração. Na queda, a bóia afunda pela força do peso do chumbo preso ao fundo e a ração presa pela tampa é liberada a meia-água, os peixes comem esta ceva e acabam chegando ao anzol.

Bóia luminosa contém em seu interior um contato de metal, uma pilha e uma lâmpada.

Bóia charuto tem três cores fosforescentes, podendo ser simples ou com chumbo embutido, para arremessar mais longe. Esta bóia serve para diversos tipos de pescaria como as de Pesque e Pague.

Bóia lambari ou palito é feita de isopor de duas cores, seu formato é de um pião.

Em nossas idas a pesqueiros usamos as bóias de arremesso tipo charuto, pera ou cevadeira, e mesmo tendo chumbo a ventania consegue movê-la por uma distância considerável. A última que adquirimos foi a paulistinha, ela parece um chocalho , tem um monte de chumbinhos dentro dela que quando balança emite um barulho,  como o de fruta caindo dentro da água. O interessante dela é que a ventania quase não tira ela do local arremessado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário